quarta-feira, 18 de março de 2009

ALECRIM e CANELA

Bom dia, deixo mais uma informação bacana para todos vocês gourmets, chefs, e/ou loucos por comida. A dica é sobre o Alecrim e a Canela, erva e condimento utilizadas em diversos pratos, preferencialmente em Carnes, sejam elas vermelhas ou brancas, doces, bebidas entretantos outros. Mas sendo a Gastronomia uma Arte, utilizem todo o potencial criativo que habita dentro de vocês e bóra criar muito prato gostoso com essa planta e especiaria tão versáteis.

Bom apetite e Saude!!!!


ALECRIM

Nome Científico: Rosmarinus officinalis

Sinonímia:
Rosmarinus latifolius

Nome Popular:
Alecrim, alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarino, libanotis, alecrim-da-horta, alecrim-de-cheiro, alecrim-rosmarinho, alecrim-rosmarino, alecrinzeiro, erva-da-graça, rosmarino

Família: Lamiaceae

Divisão: Angiospermae

Origem: Europa (Mediterrâneo)

Ciclo de Vida: Perene

O alecrim é uma espécie arbustiva, muito ramificada, que pode alcançar 1,5 metros de altura. Seu nome científico Rosmarinus significa em latim "orvalho que vem do mar", essa denominação foi dada pelos romanos devido ao aroma da planta, que vegetava espontaneamente em regiões litorâneas.

As hastes do alecrim são lenhosas e as folhas são filiformes, pequenas e sempre verdes na parte superior e esbranquiçadas no verso, com pêlos finos e curtos. As flores são axilares e podem ser azuis, brancas, roxas ou róseas. Floresce durante o ano todo. São muitas as variedades de alecrim, com porte maiores ou menores e cores diferentes de folhas e flores.

O alecrim é indispensável nos jardins mediterrâneos. E podemos plantar variedades arbustivas que servem inclusive para topiaria ou variedades com porte herbáceo, para canteiros e bordaduras. É uma planta extremamente útil, pois têm vocação medicinal, religiosa e culinária. Pode ser acrescentado fresco ou seco à pratos de frango, porco, cordeiro, cabrito, vitela e caça, além de aromatizar óleos, sopas, sucos, etc.

Medicinal

Indicações: Reumatismo, depressão, cansaço, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas.

Propriedades: Estimulante, anti-espasmódico, vasodilatador, anti-séptico e digestivo.

Partes usadas: Flores e folhas

Fonte: http://www.jardineiro.net/







CANELA




Canela Utilizada desde a antiguidade, a canela era considerada na cozinha medieval um verdadeiro tesouro. Disponível em pau ou em pó a canela originária do Sri Lanka é considerada como a melhor do mundo, devido ao seu aroma. Muito apreciada também é a originária do Ceilão, cujo paladar tem um travo ligeiramente mais picante. De aroma intenso e sabor quente, levemente acre e adstringente no início, que depois se transforma em doce e subtilmente untuoso, a canela tem um enorme potencial no mundo da culinária, tanto em pratos doces como salgados.

Perfuma na perfeição bolos, biscoitos, pães, pudins, compotas e licores. E por falar em bebidas, a sangria ganha aquele toque especial com o aroma da canela.Mas a sua aplicação não se esgota por aqui, experimenta polvilhar de canela uma simples peça de fruta como laranja, ananás, manga, melão ou até uma banal pêra ou maçã e ......surpreende-te.

Fonte: http://www.vaqueiro.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário