quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

As três etapas da sabedoria - Parte 2


Olá! Vamos voltar as etapas da cozinha.
Iremos seguir pra Segunda parte - Que na verdade é o PREPARO :

Essa é uma etapa em que se antecipa de todas as maneiras possíveis o preparo dos ingredientes sem comprometer a qualidade do produto terminado. Medem-se as quantidades que serão necessárias. Os ingredientes são então picados, branqueados, amolecidos, pré-assados ou pré-cozidos.

De maneira geral, antes de chegada de suas vítimas, o certo é deixar todos os ingredientes prontos para a etapa final. Arranje-os à sua volta, criando uma paleta de pintor com suas cores. Não é nada legal ter de medir ingredientes na hora do espetáculo, exceto quando se trata de uma pitada de sal ou pimenta. Tudo o que for entrar na receita deve esta à mão. A manteiga para terminar o molho tem de esta à sua frente. E AMOLECIDA!!!!

Agindo assim, você não vai ficar andando de um lado pro outro da cozinha, como uma barata tonta. Farinha para empanar? Logo ali, perto do filé de peixe que será passado nela. Ovos batidos? A não ser que se trate do preparo de uma omelete ( bata só no último minuto, por favor), eles já devem estar batidos no prato, prontos para o uso. Verduras picadas? Aqui. Purê de tomate? Certo. Nessa etapa, prepare tudo o que pode deixar pronto para a montagem final.

A propósito, essa etapa tem de ser divertida. Muitos profissionais, eu entre eles, consideram a fase de preparação muito mais prazerosa e gratificante do que o cozimento à la minute do prato pedido pelo freguês. Existe algo de grandioso em transformar um montão de ingredientes em uma série organizada de elementos semi-acabados. Trabalhando dentro do nosso próprio ritmo, ouvindo uma música agradável, atingimos um estado relaxamento quase zen. Creio que não existe em momentto mais belo para um chef do que o olhar para os frutos do seu trabalho, tudo no lugar certo.

Cont....
Andressa Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário