sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

CERVEJA X COMIDA: COISA DE MULHER....

e há quem diga que cerveja nada tem a ver com comida e muito menos com mulher... enganam-se senhores e senhoras. Estamos no seculo XXI, hj mulheres trabalham e os homens cuidam dos pimpolhos e lavam a louça(hahahaha), GRAÇAS AO PAI!!!

Na verdade o motivo dessa postagem, refere-se a uma matéria que li no Site da "Revista Claudia" que me deixou inclusive satisfeitíssima, já que sou uma admiradora e consumidora assídua da loira gelada e da boa comida. Então uma completa a outra, todas femininíssimas ao cubo(rsrsrsrs): CERVEJA GELADA X COMIDA BOA X MULHERES INTELIGENTE!!! trio de sucesso..... hahahahahaha

Aí vai a matéria pessoas...

Cerveja é, sim, coisa de mulher

De alta fermentação, a levedura (microorganismos que aceleram a transformação do açúcar em álcool e gás carbônico) fica na superfície do mosto (substância filtrada, resultante da mistura do malte com água submetida a aquecimento). São bebidas encorpadas, de sabor acentuado. As cores vão do acobreado ao marrom-escuro. Alguns estilos dessa família: Ale, Stout, Bitter, Barley Wine, Pale.

Tipo Lager(pronuncia-se "laguer")
De baixa fermentação, a leve dura fica no fundo do tanque e origina cervejas claras ou escuras, bem suaves. São dessa família os estilos Pilsen, Malzbier, Schwarzbier, Bock, Draft.
Cerveja de trigo
De alta fermentação, constitui um tipo à parte, pois leva malte de trigo além da cevada. De cor clara ou turva, levemente amarga e refrescante, é identificada pelo estilo Weiss, Weissbier ou Weizenbier.

Harmonização

A combinação entre cerveja e comida se dá por afinidade de paladares. "Os tipos mais encorpados e fortes, de alta ou baixa fermentação e com maior teor alcoólico, combinam com pratos temperados e picantes", observa Matthias Reinold. Para Edmundo Albers, os petiscos fritos e quentes vão bem com as amargas e os secos e torrados com as leves e refrescantes. Nas receitas você encontra indicações de pratos que combinam com cada estilo de cerveja.


A MAIS POPULARA CERVEJA PILSEN:

DO TIPO LAGER, É A MAIS CONSUMIDA NO MUNDO INTEIRO E TAMBÉM A PREFERIDA DOS BRASILEIROS - NÃO É À TOA QUE ESTÁ DISPONÍVEL EM MAIOR NÚMERO DE RÓTULOS NO MERCADO.

BRAHMA, CERPA, ITAIPAVA, HEINEKEN, NOVA SCHIN, SOL - ESTILO PILSEN• ASPECTOS SENSORIAIS: CLARA, CRISTALINA, COM SABOR, AROMA E AMARGOR SUAVES E REFRESCANTES• TEOR ALCOÓLICO: 4,5 A 5%• EMBALAGENS: GARRAFA (600 ML), LATA (350 ML), LONG NECK (355 ML), VARIA CONFORME A MARCA•

HARMONIZAÇÃO: QUEIJO BRIE, APERITIVOS, CARNES VERMELHAS, DEFUMADOS, PRATOS ORIENTAIS, APERITIVOS SECOS E TORRADOS, SALGADINHOS, CARNES BRANCAS, PEIXES, MASSAS LEVES, LINGÜIÇAS• OUTROS RÓTULOS: ANTARCTICA, BADEN BADEN CRISTAL, BOHEMIA, CINTRA, CRISTAL, EISENBAHN, DEVASSA TROPICAL LAGER, GLACIAL, KAISER, ORIGINAL, PRIMUS, SKOL

RECEITA:

Penne com berinjela, castanha de caju e gorgonzola
Ingredientes:
2 BERINJELAS CORTADAS EM CUBOS PEQUENOSSAL A GOSTO 3/4 DE XÍCARA DE AZEITE 2 DENTES DE ALHO BEM PICADOS 2 LATAS DE TOMATE PELADO 1/2 XÍCARA DE CASTANHA DE CAJU TORRADA 1 PEDAÇO PEQUENO DE PIMENTADEDO-DE-MOÇA PICADO 20 AZEITONAS PRETAS SEM CAROÇO 500 G DE PENNE 5 LITROS DE ÁGUA 100 G DE QUEIJO GORGONZOLA ESMIGALHADO

Modo de preparo:
Deixe a berinjela de molho em uma tigela com água e sal por uma hora. Escorra e esprema o excesso de líquido. Deixe secar sobre papel absorvente. Em uma frigideira funda, aqueça o azeite e frite o alho por três minutos ou até dourar. Adicione a berinjela, o tomate, a castanha, a pimenta e as azeitonas. Frite por dez minutos ou até a berinjela ficar macia. Se o molho secar demais durante o cozimento, junte 1/2 xícara de água à frigideira. Enquanto isso, cozinhe o macarrão na água fervente com 1 colher (sopa) de sal até ficar al dente. Escorra, junte ao molho na frigideira e transfira para uma travessa. Polvilhe com o gorgonzola, misture e sirva.
Rende 4 porções.

SAUDE E MUITO BOM APETITE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário