domingo, 25 de janeiro de 2009

PARABÉNS SÃO PAULO MEU AMOR!!!

Olá meninos e meninas, hoje não poderia deixar de manifestar a minha felicidade e nem deixar de compartilha-la com voces, hj dia 25 de janeiro de 2009, nossa cidade, nossa "Terra da garoa" a magistral São Paulo faz aniversário, pois é, mais um ano de vida e com força total, 455 anos de pura energia, vitalidade, desenvolvomento e cada dia mais moderna. Um dos melhores lugares do mundo pra tudo... TRABALHO, LAZER, CULTURA, RELACIONAMENTOS, e óbvio COMER!!!

É gente, a gastronomia bomba em nossa cidade, podemos dizer que São Paulo hj é um centro gastronomico, de todas as nacionalidades, etnias, culturas, ou seja, o paraíso da boa comida, dos mais simples aos mais sofisticados sabores, para todos os gostos e paladares. Graças a Deus!!! rsrsrs....





e minha homenagem será regada a algumas histórias de amigos, com receitas de familia...



PARABÉNS SÃO PAULO!!!





História da Vó Lucila - por Chef Dressa Dias



Minha avózinha materna se chama Lucila amo essa mulher e aprendi muito com ela na cozinha, ela é minha mestre..respeito suas ideias e suas tradições...Mas ela ainda não descobriu que todo cozinheiro é louco....por isso sou meio lesada kkkkk...sabe Minha avó sempre tinha que fazer pão na casa dela, morava em sítio no interior de são paulo e com fogão a lenha, tinha sua plantação e seus animais. Sempre adorou fazer pão, apesar do trauma dela. Que perdeu o irmão que na época não sabia mas tinha alergia, porque sempre passava mal quando comia algo com farinha de trigo, até aprendeu fazer escondido o pão, pq ele adorava comer não podia mais. Ela adorava comer doce e pão doce. Quando foi comprar na merceria ao redor cidade e a preguiça falou mais alto comprou um doce com farinha e mentiu pro irmão, que tinha comprado no armazém perto da igreja que era mais longe. Porque nesse armazém tinha doces sem farinha. E depois ela começou fazer pão no dia, pq ela tinha 12 anos queria testar e tb achava frescura do irmão com farinha trigo, naquele dia ele passou tão mal, logo foi parar no hospital, numa cidade próxima tinha 13 anos o menino, morreu depois de 3 dias. Ele tinha asma naquela época, o hospital de cidadezinha do interior não tinha recursos. Mas ela casou e precisa volta na cozinha, portanto com 18 anos voltou a cozinhar. Olha os pães e a pamonha da minha avó são iguarias nunca vi nenhum lugar fazer igual. Então eu sempre cozinhei desde pequena isso é uma tradição em casa, as mulheres tem que aprende a cozinhar bem e fazer tricó e crochê pra casar, é forma da minha avó pensar que passou pra minha mãe assim vai, isto é , pra mim nunca foi problema cozinhar, mas os crochês e tricós nunca consegui fazer nem uma luva, no maximo consegui bordar umas toalhinhas,kkkkkkk. Porém, a cozinha mais interessante, eu fui tentar fazer o brioche da minha avó, mas nunca conseguia fazer um pão igual da minha avó e da minha mãe que aprendeu com ela também, eu fazia e não chegava ao ponto. Minha avó comentava que na cozinha precisava ir devagar e não ser tão ansiosa. Tinha muita pressa na hora de fazer pão. E tem mais ela me dizia um pão pra sair macio precisava bater de verdade e depois amaciar a massa e deixar descansar. Ai eu Dizia pra minha Vó: vc bate e depois da carinho,,até eu durmo assim...kkkkkkk ELa da risada até hj. Adoro comer pão que sempre ajudei ela fazer...fiquei muito feliz o dia que meu pão cresceu acho que tinha 15 ou 16 anosssss...Ai depois aprendi fazer pão até tive uma missão fazer o pão da Santa ceia pra igreja. rsrsrs mais isso passado. Se pão é tão delicioso. Que serve para qualquer ocasião. Sempre ficará na minha lembrança esses momentos da minha vida.


Receita :



Brioche de Batata - Doce com recheio de coco ( Pão da Avó Lucila)



Ingredientes da massa:



1kg de farinha1 colher de sopa sal 2 batata doce pequenas cozidas 2 pacote de fermento biologico solúvel ou (60g de tablete) 3 ovos1 xícara de oléo 200 ml leite morno 200 ml água morna



Modo de preparo:



Bate tudo no liquidificador , estará preparando a esponja, menos a farinha. Misture aos poucos a farinha até dar um ponto. Desgrudar das mãos.Comece bolear e depois amasse bem. Depois volte a bolear. Depois deixe descansar 15 min.Depois abre a massa coloque o recheio frio e forme um brioche, apenas faça bolinhas ou baguete doces. Formato varia na forma que vc quiser. Depois deixe crescer durante 30 a 45 min, mas depende da temperatura do dia. Pincele o pão com gema e açúcar cristal. Depois coloque no forno em 200 º C deixe 25 min assando ou até dourar.



Recheio:



1 coco fresco ralado1 lata de leite de condensado50 ml de leite Modo de preparo: Leve ao fogo baixo. Mas não deixa virar ponto beijinho. Apenas engrossar um pouco mas precisa ficar um pouco mole para montar o brioche ou pães.



Andressa Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário